sábado, 9 de setembro de 2017

Berlim, Reflexiva

Para cada país, eu traduzi a minha impressão em uma única palavra. Berlim tem marcas. Berlim tem pichações. Berlim tem pessoas tatuadas. Olhei para a fisionomia dos alemões e eles pareciam em constante reflexão  pelo ocorrido no passado. Pareciam não querer esquecer, por isso as marcas em todos os locais, como uma espécie de sinal para  para não voltar a cometer os mesmos erros. É um povo que não se abala com o capitalismo - com o consumo. É um povo comedido.  Essa foi a leitura que fiz quando estive em Berlim. De toda a Europa, achei Berlim o povo menos capitalista.  Ficamos em um hostel no lado mais pobre de Berlim. Se fosse na época do muro, estaria no lado oriental, no lado do comunismo, no lado mais pobre. A escolha não foi proposital, mas fez toda a diferença para conhecer os dois lados da moeda. As duas faces de Berlim. Pudemos caminhar até aquele muro e contemplar os dois lados e ver ali naquele muro tantas manifestações, tantas mentes desejando ser livres para expressar sua arte, seus sentimentos, suas ideologias. Partes do muro foram mantidas como um marco para reflexão. De um lado, um local desprovido de muitos luxos. Do outro, prédios imensos, grandes construções. Tudo muito limpo, cálido e organizado com amplas avenidas.
Descobrimos que para visitar o parlamento era gratuito, agendamos a nossa visita a tardinha. O objetivo era ver o por do sol e ter uma vista panorâmica de Berlim do alto daquele prédio. Infelizmente choveu muito e não vimos o por do sol, mas o que vimos me marcou profundamente. Ao sairmos do Reichstag, local onde Hitler, o sociopata que manipulou a mente de milhares de alemães, vimos ali, em meio a chuva centenas de berlinenses assistindo a sua história, numa espécie de uma linha do tempo - de 1900 até os dias de hoje, os principais fatos históricos acontecidos em Berlim. Eu também parei, em meio a chuva persistente e assisti naquele imenso telão, muito grande mesmo, a história da Alemanha em imagens marcantes. Na hora da queda do muro, acontecia uma simulação de fogos de artifícios. Foi realmente marcante assistir tudo aquilo naquele imenso telão, plantado ali e visível para todos que passavam nas intermediações. Era uma espécie de um loop. Eu acabei assistindo quase duas vezes.  E  essa foi a marca que Berlim deixou em mim, caminhando nas ruas, andando de metrô e explorando cada canto dela. E sempre que penso em progresso, penso em Berlim. Discreta, sóbria e por vezes sombria, mas que faz questão de nunca esquecer a sua história para poder chegar ao futuro sem cometer os erros do passado.

Tinha centenas de fotos... mas separei apenas algumas...

 
Todos os dias comíamos nessa padaria. Só tinha uma funcionária. Ela nos atendia com muita simpatia em inglês. Limpava as mesas, entregava os pedidos, recebia e não digo nada, se não era ela quem fazia os pães (rs).  Na Europa, não existe essa abundância de funcionários que tem no Brasil.

Memorial do Holocausto. Um lugar de reflexão.

Lado rico de Berlim. Muitos prédios

O telão da apresentação da história de Berlim. 

Um pedaço do muro de Berlim que sempre te passa um recado através das artes.

Essas maquininhas do metrô/trem davam um nó na minha cabecinha. Ainda bem que o Felipe estava com a gente para comprar os bilhetes.

O lado pobre de Berlim - que foi onde nos hospedamos


Nenhum comentário:

Postar um comentário