terça-feira, 28 de abril de 2015

Andorra, a limpa

É estranho planejar uma viagem no verão para um local, onde os pontos turísticos mais fortes estão relacionados a  esportes na neve.  Disseram também que Andorra era o paraíso para as compras...  será?

Depois da nossa estada em Barcelona, pegamos um ônibus e fomos para Andorra. Foi legal, pois deu uma quebrada na rotina das nossas locomoções que foram, em sua grande maioria, via aérea. Lá estávamos nós atravessando a cadeia montanhosa dos  Pirineus. Passamos por vilarejos tão pequenos que pareciam cidades fantasmas e entre montanhas, vegetação de coníferas e lagos, chegamos até Andorra.

Andorra é perfeitamente limpa e organizada. Um rio muito límpido corta a cidade e as flores parecem simetricamente plantadas e cuidadas. Apelidamos Andorra como a terra do "toque".
Eu fiquei em um hostel chamado Barri Antic, cujo o dono era um alemão e ao fazer check-in ele deu uma risadinha, comentando do jogo do Brasil que aconteceria logo mais a noite.  É claro que o provoquei falando a que iríamos vencer, já que estávamos invictos. E essa foi a última vez que me vangloriei...

Andamos pela cidade, passamos no mercadinho para comprar coisinhas para o nosso café e jantamos no McDonalds. Foi aí que constatei que as lojas não eram para o meu "bico". Eram aquelas lojas de marcas famosas e com preços nada atraentes para o meu bolso. Ficamos só olhando. Para mim era tudo muito caro, exceto o nosso hostel que foi o mais barato de todo o meu mochilão pela Europa.

Enfim, a noite chegou. Estávamos em sala comunitária assistindo o jogo/pelada do Brasil no piso superior à recepção do hostel. A  cada gol da Alemanha, o danado do alemão  subia dava uma risadinha, pegava algo na sala e descia. E assim foram 7 vezes. Eu não tinha aonde enfiar minha cara.


 No dia seguinte, fomos dar um passeio pela cidade fazendo uma trilha  pelas montanhas. Tentamos pegar um ônibus, mas pelo visto, Andorra não é  muito forte em transporte público, por isso, desistimos e fomos a pé até o início da trilha e depois andar andar um bom pedaço nas montanhas, desistimos de ir até o final dela. Não tínhamos estrutura física para isso.  Descobrimos coisinhas legais: Sempre tem uma cabana isolada nas montanha. Um cajado ou um pedaço de pau dá bem mais segurança na hora de descer as montanhas, acho que é por isso que nos filmes de montanha sempre tem alguém com um pedaço de pau apoiando-se em escaladas. Fiz amizade com uma senhorinha que falava em catalão. É claro que nossa conversa  foi mais com mímicas, pois o catalão é uma língua bem diferente. Depois da nossa aventura, fomos comer e o atendente descobriu que eu era brasileira e lá veio mais  gozação por causa do jogo do Brasil. Ficamos em Andorra apenas dois dias, o suficiente para conhecer um pouquinho e ansiar pelo nosso próximo destino: París...








Nenhum comentário:

Postar um comentário